A crescente influência das tecnologias digitais nas escolas e a forma dos Nativos Digitais as percecionam, reforçam a necessidade de compreender como o sistema de ensino pode contribuir para que os alunos desenvolvam competências necessárias para o desempenho de profissões tecnológicas, mantendo presente a sua obrigação de criar condições para que estes adquiram competências transversais e que lhes permitam exercer uma cidadania plena.
A integração de Robótica Educativa em ambientes de aprendizagem colaborativa promovem o desenvolvimento do pensamento computacional e outras competências TIC, assim como o pensamento crítico, competências socias e de resolução de problemas. Com reconhecido potencial promotor de aprendizagens significativas e interdisciplinaridade, permitindo também estabelecer conexões entre diferentes conhecimentos dos alunos e as várias disciplinas STEAM, a participação em tarefas que integrem Robótica Educativa impacta de forma positiva a perceção do estereótipo de género associado, particularmente no que diz respeito a profissões ligadas à engenharia.
Sendo assim, a formação de professores tem de contribuir para que estes sejam competentes na integração de Robótica Educativa na sua prática letiva. A iniciativa REFPESEC procura contribuir para esta problemática, assumindo também como objetivo a democratização do acesso a estas tecnologias através do uso de plataformas de Robótica Educativa de baixo custo.